- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Imóvel da família de Silvio Romero pode sediar Academia Lagartense de Letras
3 de novembro de 2015 - 12:19, por Marcos Peris
Por Tanuza Oliveira
Erguido em 1822, no século XIX, um imóvel na Rua Major Mizael Mendonça ainda é um dos raros e belos exemplos da arquitetura da época. Mais que isso: a casa, que pertence à família de Silvio Romero e é onde ele teria vivido a infância, reúne um potencial artístico e cultural que merece ser aproveitado.
E essa é a intenção dos dirigentes da Academia Lagartense de Letras, que se reuniram na última semana com Elber Batalha e Irineu Fontes, da Secretaria de Estado da Cultura.
A pauta do encontro não é nova, mas estava meio esquecida e foi retomada pelos integrantes da academia, que pleiteiam a cessão do imóvel para servir como sede da instituição. O trâmite não é fácil nem rápido. Mas pode ser um passo importante para a preservação tanto da história de Silvio quanto do imóvel.
“O primeiro passo já foi dado, que foi a oficialização do pedido de tombamento. O segundo passo é a desapropriação do bem”, explica Claudefranklin Monteiro, professor do curso de História da Universidade Federal de Sergipe – UFS.
De acordo com ele, a casa está desativada há algum tempo, o que só aumenta o interesse e a necessidade de dar-lhe uma finalidade. “A família chegou a colocar placa de venda, mas resolveu esperar a posição do Governo”, afirma Claudefranklin.
E ele espera que a resposta seja positiva. “o governador Jackson Barreto já sinalizou que gosta da ideia e manifestou boa vontade, o que pode dificultar um pouco é essa crise financeira”, admite o professor.
“Por enquanto, são só conjecturas, mas esperamos conseguir a cessão e dar ao espaço a finalidade que merece”, argumenta ClaudeFranklin. Sem dúvida, toda a sociedade ganharia.
Estiveram também presentes, Paulo Prata, José Carvalho de Menezes (Juquinha) e Irineu Fontes.