- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Atendimento a vítimas de acidentes motociclísticos marca feriadão no Hospital Regional de Lagarto
3 de novembro de 2015 - 13:35, por Alexandre Fontes
Por Tito Lívio de Santana
O número de vítimas de acidentes envolvendo motos e motocicletas atendidos durante feriadão de Finados, no Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho (HRL), em Lagarto, na região Centro-Sul de Sergipe, mais que dobrou em comparação ao fim de semana anterior. Entre a sexta-feira (30) e a segunda-feira (2), o HRL assistiu a 64 pacientes envolvidos em acidentes motociclísticos, contra 30 registrados no final de semana anterior (dias 23 a 25 de outubro).
O número de casos de acidentados por motocicletas e motonetas que deram entrada no HRL representa 91,42% do total de vítimas de acidentes de trânsito atendidos na unidade que chegou a 70. No feriadão, o HRL assistiu ainda duas vítimas de acidentes automobilísticos e quatro de atropelamento.
“Infelizmente, durante os feriados prolongados muita gente ainda insiste em combinar álcool e direção. Além disso, o excesso de velocidade e a imprudência no trânsito também contribuem para que haja tantos acidentes, cuja gravidade aumenta pelo não uso ou a utilização incorreta de equipamentos de segurança, principalmente o capacete”, alerta o superintendente da unidade hospitalar, Oldegar Alves Junior.
Responsável por garantir cobertura assistencial a uma população estimada em 250 mil habitantes dos seis municípios que integram a microrregião Centro-Sul de Saúde, o HRL atendeu a quase 700 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), durante o último final de semana.
De acordo com os dados cadastrados no Sistema Integrado de Informatização do Ambiente Hospitalar (Hospub), do Ministério da Saúde (MS), entre a sexta-feira (30) e a segunda-feira (2) foram assistidos 682 pacientes pela unidade, entre atendimentos clínicos, pediátricos, ortopédicos e cirúrgicos.
Entre os atendimentos registrados no último fim de semana, o HRL assistiu ainda um grande número de pacientes que sofreram vários tipos de queda. Ao todo, foram 37. Também no feriadão de Finados, o Hospital Regional de Lagarto atendeu
12 vítimas de agressão física, quatro pacientes por intoxicação, dois por mordida de cão e quatro sofreram picadas de animais. Outros 17 usuários também foram atendidos com diversos tipos de trauma e um por queimadura.