- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
HRL garante assistência a cidadãos do Centro-Sul e outras regiões de Sergipe
23 de outubro de 2015 - 08:26, por Marcos Peris
Assegurar o acesso regionalizado e universalizado, como preceitua o Sistema Único de Saúde (SUS), aos serviços de urgência e emergência hospitalar para a o Centro-Sul de Sergipe e municípios de outras regiões do Estado. Esta tem sido uma das missões do Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), unidade gerenciada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) em Lagarto, desde que foi inaugurado, em julho de 2010.
Somente em 2015, o HRL já atendeu há quase 44 mil cidadãos, sendo que destes cerca de 70% foram pacientes residentes no município de Lagarto (sede e povoados). Entre janeiro e setembro deste ano, depois de Lagarto, os municípios de Simão Dias, Salgado, São Domingos, Tobias Barreto, Itabaiana e Campo do Brito foram os que mais demandaram usuários do SUS para atendimento no Hospital Regional.
“O HRL é uma unidade de porta aberta que, com a oferta de serviços de urgência e emergência, fortaleceu a política de interiorização e regionalização do acesso aos serviços de urgência e emergência em Sergipe”, afirma o superintendente do HRL, Oldegar Alves Junior, ao reconhecer que, desde a sua fundação, a unidade tem cumprido o papel para o qual foi concebido pela Reforma Sanitária e Gerencial do SUS, implementada a partir de 2007 pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
De acordo com os relatórios de produção da unidade, depois de Lagarto, Simão Dias e Salgado, ambos no Centro-Sul de Sergipe, são os municípios que até setembro deste ano mais encaminharam pacientes ao HRL, com respectivamente 1.485 (3,4%) e 1.353 (3%) usuários assistidos na unidade. São Domingos (786), Tobias Barreto (579), Itabaiana (432) e Campo do Brito (408) vêm logo em seguida. Completam a relação os municípios sergipanos de Riachão do Dantas, com 362 pacientes atendidos entre janeiro e setembro deste ano, Poço Verde (326), Aracaju (246), Estância (198) e Boquim (189).
Bahia
Localizado numa região estratégica do Centro-Sul, o Hospital Regional de Lagarto também garante assistência a centenas de pacientes de vários municípios baianos próximos ou que fazem divisa com Sergipe, fortalecendo a universalização do SUS. De janeiro a setembro deste ano, o Paripiranga foi o que mais encaminhou pacientes ao HRL, com um total de 316, seguido de Adustina (105), Fátima (99), Cícero Dantas (72), Itapicuru (67), Heliópolis (51) e Coronel João Sá (33).
Serviços
O HRL oferta serviços de saúde principalmente nas áreas de clínica geral, ortopedia, pediatria e cirurgias geral e ortopédica. De janeiro a julho deste ano, a unidade já realizou quase 131 mil procedimentos de urgência e emergência, entre consultas especializadas, tratamentos clínicos de traumas ortopédicos, atendimentos de enfermagem em geral, como administração de medicamentos e aferição de pressão arterial, entre outros. No mesmo período, também ofertou em torno de 120 mil exames, entre laboratoriais clínicos e diagnósticos por imagem, bem como quase 2.700 novas internações e realizou quase 830 cirurgias, das quais 643 apenas em ortopedia.