- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Lagarto: Chá das 5 reúne estudantes universitários na Praça da Caixa D’água
18 de outubro de 2015 - 14:56, por Marcos Peris
Portal Lagarto Notícias
Na tarde do ultimo sábado (17), aconteceu, na Praça da Caixa D’água, o primeiro sarau politizado no município de Lagarto. A ação organizada por movimentos sociais reuniu diversos acadêmicos e secundaristas em torno de debates relativos à intolerância, além de chamar a atenção de alguns populares.
Marcado para iniciar às 17h, o evento iniciou com uma discussão acerca da homofobia com a participação do presidente da Associação de Defesa Homossexual de Sergipe (ADHONS), Marcelo Lima. Em seu breve discurso, Lima discorreu sobre a sua luta pelos direitos LGBTs no país desde os anos da Ditadura Militar aos dias atuais, dos abusos e ameaças sofridos durante toda a sua luta pela causa homossexual, da construção dos grêmios livres nas escolas, bem como, encerrou sua apresentação com uma campanha contra as doenças sexualmente transmissíveis. Houve a distribuição de preservativos.
Após encerrar a sua participação no debate, o presidente da ADHONS concedeu uma breve entrevista ao Portal Lagarto Notícias, ele ressaltou a importância do Chá das 5 por estar discutindo em política em praça pública: “A maior conquista do movimento LGBT é estar numa praça, como essa aqui, discutindo homossexualidade. Coisa que não discutíamos na década de 80” . Além disso, destacou a vontade dos organizadores em abrir um debate público sobre o tema: “Queria destacar a vontade da UJS em abrir esse processo de transformação que ajuda a destruir estereótipos e contribui na luta contra o preconceito”, concluiu.
O evento prosseguiu até às 21h e 30min, o qual se dividiu em três eixos onde foram discutidos temas como o machismo, a homofobia e o racismo. Para a acadêmica em enfermagem da Universidade Federal de Sergipe – Campus Lagarto, Daiane Ribeiro, 19, episódios como esses contribuem para a quebra de tabus: “Eventos como esses tendem a contribuir muito tanto para a personalidade de cada um, quanto para a cidade como um todo. Na quebra de tabus discutindo assuntos que normalmente não são tratados numa sociedade tão conservadora como a nossa”, afirmou.
Segundo a tesoureira da União da juventude Socialista – Lagarto, Franciele Wilze, o Chá das 5 surgiu com o propósito de trazer a política para ser discutida pelo meio jovem e em praça pública, além de fazer a junção com poesia e música. Ainda de acordo com a tesoureira da entidade, idealizadora e organizadora de evento, o destaque foi “a forma no qual o evento foi recebido pelo público participante que foram extremamente receptivos para com o formato do Chá, que compreende num assunto base que se divide entre eixos, debatidos com clareza e divergências, mas sempre prezando o respeito pelas opiniões”, destacou Wilze.
Entre uma discussão e outra o sarau contou com a apresentação de músicas e poesias por artistas Papa Jacas, a exemplo da banda Rasta Reggae e outros populares que, encantados pelo evento declamaram as suas poesias e soltaram suas vozes.
De acordo com os organizadores, o Chá das 5 acontecerá no segundo sábado de cada mês, com novas mudanças como a abertura do espaço para a exibição de curtas metragens, apresentação de humor e sátiras, bem como, esquetes teatrais, mas com embasamento político.