- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Operação Aparecida 2015
11 de outubro de 2015 - 10:50, por Alexandre Fontes
Por Tanuza Oliveira
A Operação Aparecida 2015, da Polícia Rodoviária Federal, começou na última sexta, 9, e vai até segunda, dia 12, feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças. Dessa forma, houve mudanças no planejamento das ações, que são adaptadas à fiscalização para as características particulares do trânsito em locais e horários específicos.
Neste cenário, um dos principais focos da PRF será a fiscalização de ultrapassagens proibidas, uso do cinto de segurança, excesso de velocidade, excesso de lotação no transporte coletivo de passageiros, além do enfrentamento à alcoolemia e outros crimes.
De acordo com a PRF, informações fornecidas pelo setor de estatística do órgão – como dias, horários e locais em que há mais ocorrências de acidentes – subsidiam o planejamento para o posicionamento estratégico das viaturas e a definição de comandos específicos.
A Polícia Militar também está fazendo sua parte no que compete à conscientização dos motoristas. Também na sexta, 9, iniciou uma campanha de orientação na Avenida Beira Mar, em Aracaju, com uma blitz educativa reforçando os cuidados na estrada, com foco na Lei Seca.
E os dados mostram que a conscientização é cada vez mais necessária. De janeiro a setembro de 2015, segundo informações da CPTran, foram autuados 300 condutores por embriaguez ao volante, sendo que 104 motoristas foram presos.
Estamos atuando para evitar os acidentes, alertando-os para não arriscar porque só temos uma vida”, destacou o comandante da CPTran, major Fábio Machado. “Quando chega o feriadão, as pessoas tendem a viajar. Muitos acabam aproveitando esse período de lazer, associam diversão com bebida alcoólica e vão pega a direção. Clinicamente está comprovado que este condutor não tem capacidade de dirigir o veículo com segurança”, garante.