- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Lei Tainah Santos foi apresentada hoje na Câmara de Vereadores
8 de outubro de 2015 - 08:55, por Marcos Peris
A luta da pequena Tainah Santos, de 9 anos, pela vida já deixa marcas importantes na sociedade. Hoje, quinta-feira, dia 8, foi apresentado o projeto de lei homônimo à menina que visa a institucionalização do dia 26 de setembro como o Dia Municipal de Incentivo à Doação de Medula Óssea.
O projeto estabelece que o Dia passará a integrar o calendário oficial de datas e eventos do município de Lagarto e determina que, na data, sejam colhidas amostras para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea e promovidas palestras, cursos e outras atividades que ressaltem a importância do dia.
Além disso, segundo a Lei Tainah Santos, o servidor público municipal que se tornar doador de medula e fizer o teste de compatibilidade ganhará um dia de folga. Vale lembrar que ser doador de medula óssea é critério de desempate em concursos públicos.
Segundo o vereador Valmir de Carminho (PV), autor da propositura, a ideia surgiu depois que ele acompanhou a luta da família da garota para conseguir um doador. “Com a lei, a oferta de doadores deve aumentar, diminuindo o sofrimento de muitas famílias e pacientes”, espera Valmir.
A data 26 de setembro remete ao dia em que houve grande mobilização na cidade em torno de uma campanha de coleta de amostras. Segundo informações, mais de 4 mil amostras foram coletadas, a fim de que testes sejam realizados posteriormente.