- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Valmir Monteiro: “A mosca negra está levando desemprego para a região centro-sul”
7 de outubro de 2015 - 09:42, por Marcos Peris
Ao utilizar a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira, dia 06, o deputado estadual e vice-líder da bancada de oposição Valmir Monteiro (PSC), mais uma vez mostrou sua preocupação com a situação vivida pelos citricultores da região centro-sul de Sergipe. Quatorze municípios estão vendo seus pomares serem destruídos pela praga “mosca negra”, que, como consequência vem diminuindo a produção de laranja e, provocando grande baixa na economia local.
“Mais uma vez venho a está casa para mostrar a minha preocupação com a citricultura da nossa região. Estamos vendo os meios de comunicação trazer informações sobre o aumento no número de desemprego em cidades fortes na citricultura. Precisamos unir forças e buscar melhorias para aquela região. Está aqui nos jornais: a mosca negra vem provocando mais de 60 mil desempregos em Sergipe”, alertou Valmir Monteiro.
O deputado estadual pediu ao governo do estado que busca maneiras de ajudar aos municípios. Apontando um desgaste econômico. “Nós pedimos ao governo que ajudem esses citricultores. As ações concretas que deveriam ajudar ao homem do campo o governo não faz. O governo deveria entender o quanto esse fruto (Laranja) é importante para a nossa região e para o nosso estado. O governo deve entender que a citricultura gera emprego, gera renda, mais prefere não fazer nada para da melhoria a esses pomares. Enquanto o governo não ajuda, o que vemos é isso; uma queda de 1.200 toneladas/ano, para 500 toneladas/ano”, falou Valmir.
Venâncio Fonseca
Em aparte, o deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), juntou-se ao pronunciamento de preocupação do deputado Valmir Monteiro. “Quero parabenizar o seu pronunciamento nobre deputado; a região está falida; Sergipe foi o maior produtor de laranja do país, isso é de fazer pena, é de cortar o coração, se não tiver uma providência urgente pelo governo do estado, não sabemos o que será daquela região”, finalizou.
Zezinho Guimarães
O deputado Zezinho Guimarães (PMDB), também em aparte ao deputado Valmir, colocou-se à disposição para assinar o requerimento pedindo a presença de técnicos da EMBRAPA e Secretaria de Estado da Agricultura. “Eu vou sugerir a vossa excelência para que possamos trazer a esta casa, técnicos, representantes da EMBRAPA, e, até o Secretário de Agricultura”, relatou.