- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Prefeitos vão à Alese debater crise financeira
30 de setembro de 2015 - 08:32, por Marcos Peris
Por Tanuza Oliveira / Portal Lagarto Notícias
Nesta terça, 29, diversas Prefeituras do Estado não funcionaram. A ação é uma forma de protesto e de organização contra a atual distribuição dos recursos pelo Governo Federal. Concomitantemente a esta ação, os prefeitos ocuparam as galerias da Assembleia Legislativa do Estado para discutir o problema com os parlamentares.
Cerca de 60 prefeitos participaram. Para a maioria deles, o maior problema advém do Fundo de Participação dos Municípios – FPM. “É muito importante essa movimentação para que a sociedade conheça e entenda o impacto da crise nos municípios”, afirma Cristiano Beltrão, prefeito de Ilha dos Flores e tesoureiro da Federação dos Municípios – Fames.
De acordo com ele, está difícil até manter a folha de pagamento. “A crise precisa ser discutida com urgência”, ressalta Cristiano. Vale lembrar que os prefeitos vêm se reunindo frequentemente a fim de buscar uma solução para a problemática. Na última delas, na semana passada, ficou acertado que as Prefeituras fechariam as portas.
“O objetivo é chamar a atenção da sociedade e das autoridades”, explica. Os gestores também chegaram a cogitar a interdição da ponte entre Sergipe e Alagoas, o que acabou sendo descartado – ao menos temporariamente.
Luciano Bispo, presidente da Assembleia Legislativa, apoia a causa. Para ele, a administração das Prefeituras é cada vez mais difícil. “Com isso, ficam as prefeituras sofrendo. Em Sergipe, a prefeitura que não tem royalty fica praticamente impossibilitada de governar”, argumenta Luciano.