- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
Fossa séptica piloto será instalada no Perímetro da Cohidro em Lagarto
23 de setembro de 2015 - 15:31, por Marcos Peris
Acontece nesta sexta-feira, 25, em Lagarto, a instalação da primeira fossa séptica do Perímetro Irrigado Piauí, administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) e contará com as presenças de produtores irrigantes, diretores e técnicos da Cohidro, a partir das 9h. No ato, o método de construção será apresentado de maneira demonstrativa aos agricultores interessados em replicar a ideia.
Com a participação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e da Vigilância Sanitária de Lagarto, o projeto do Sindicato dos trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares (Sintraf) tem como objetivo principal instalar fossas biodigestoras nas áreas rurais para o tratamento do esgoto doméstico, evitando as contaminações do solo e das águas por meio de doenças de veiculação hídrica.
Conforme pesquisas feitas pela Embrapa, os efluentes descontaminados por processos anaeróbicos de fermentação podem ser descartados seguramente na natureza ou ainda utilizados na adubação orgânica. A primeira fossa ficará na área social da Associação dos Produtores Rurais do Perímetro Irrigado Piauí (APPIP), local escolhido por conter um bom fluxo de pessoas que utilizam o espaço nos finais de semana.
É um método alternativo, de eficiência comprovada em outros lugares, mas os idealizadores querem testar in loco a sua eficácia, fazendo análises laboratoriais dos efluentes resultantes desta unidade piloto. Na sequência, o projeto do Sintraf pretende beneficiar 10 produtores orgânicos do Perímetro Irrigado da Cohidro, com a implementação da instalação em suas propriedades. (Fotos: Ascom/Cohidro)