- PUBLICIDADE:
- Minas Telecom
- Hábyto
- Consultoria em Marketing
- OX
- VIDAM
HRL garante acesso estratégico a serviços de urgência e emergência no Centro-Sul
17 de setembro de 2015 - 13:30, por Marcos Peris
Estratégico para a rede estadual de urgência e emergência gerenciada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), o Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, no Centro-Sul de Sergipe, é referência para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam de acesso aos serviços de saúde da unidade na região.
Somente entre janeiro a agosto deste ano, o HRL já atendeu quase 40 mil cidadãos, procedentes dos seis municípios da microrregião de Saúde que faz parte da sua área de cobertura (Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde, Riachão e Tobias Barreto), além de outras regiões de Sergipe e da Bahia que fazem divisa com o Estado.
“São números relevantes e que demonstram o grau de importância que o HRL tem hoje para a rede estadual de urgência e emergência. Impensável imaginar como seria hoje o acesso aos serviços de urgência e emergência hospitalar, sem a existência do Hospital Regional de Lagarto, que desempenha um papel estratégico para toda a região”, ressalta o superintendente do HRL, Oldegar Alves Junior.
E os números dos relatórios gerenciais e de produção da unidade referendam a avaliação do superintendente do HRL. Entre janeiro e agosto deste ano, o hospital já realizou quase 120 mil procedimentos de urgência e emergência, entre consultas especializadas em especialidades como ortopedia e pediatria, tratamentos clínicos de traumas ortopédicos e atendimentos de enfermagem em geral, como administração de medicamentos e aferição de sinais vitais na Classificação de Risco.
“É um hospital que atende a uma média mensal de 5 mil pacientes e cuja taxa de transferência externa tem sido mantida este ano, em média, em torno de 4%, ou seja, conseguimos dar solução aos problemas de saúde da maioria absoluta dos pacientes assistidos no HRL, transferindo apenas aqueles que necessitam de um exame ou atendimento de alta complexidade do qual não dispomos”, complementa Oldegar Junior.
Resolutividade
Essa resolutividade do HRL se traduz também na rapidez do acesso exames que são assegurados aos usuários pelo Serviço de Atendimento Diagnóstico Terapêutico (SADT). Através dele, o Hospital de Lagarto já realizou este ano quase 110 mil exames complementares, entre laboratoriais clínicos e diagnósticos por imagem, como ultrassonografias, radiografias, tomografias e eletrocardiogramas (ECG). Somente os laboratoriais clínicos somam pouco mais de 90 mil entre janeiro e agosto. Nesse mesmo período, já foram realizados 13.300 exames radiológicos.
Na área de ortopedia, o Hospital de Lagarto também se consolidou, ao longo dos últimos cinco anos de existência, numa referência para o Centro-Sul e para municípios de outras microrregiões de saúde do Estado, como São Domingos e Campo do Brito, no Agreste, Estância e Boquim, no Sul sergipano. Este ano, o Centro Cirúrgico do HRL já realizou 760 cirurgias, das quais pouco mais de 600 apenas nessa especialidade. Também foram feitas 150 cirurgias gerais de urgência e emergência e ofertadas quase 2.500 internações.
Hospital Regional de Lagarto (Foto: Ascom/ Se)